(foto da Internet) |
O outono me agrada muito. A casa fica aconchegante, o cardápio é mais encorpado. Agora nada disso é sinônimo de quilinhos á mais. Quero passar algumas dicas de como esperar o frio sem descuidar da alimentação.
Há alguns anos, li que no outono temos que nutrir e fortalecer os pulmões e o intestino grosso. Com a mudança de temperatura, doenças como gripes e resfriados são consequência da baixa imunidade e energia do corpo. Pra reforçar a alimentação nessa temporada, coma proteínas vindas dos grãos e óleos vegetais. E claro, quentes!
Prefira os alimentos típicos
Frutas: Tangerina, Maçã, Marac ujá, Abacate, Caqui, Goiaba, F igo, Uva, Carambola, Manga
Leguminosas: Abóbora, Batata- doce, Abobrinha, Berinjela, Ch uchu, Quiabo, Couve manteiga, Pimentão verde, Cebolinha, Acelga
Para enriquecer o cardápio, inclua chás, geleias light de frutas, sopas cremosas e encorpadas, frutas secas e grãos, pode ser lentilha, grão de bico, entre outros. Eu tenho apego com canela, coloco em tudo normalmente fruta do lanche, chocolate quente, nos chás, enfim no que seu paladar aprovar.
Nunca demais lembrar: maneirar no consumo de queijo, principalmente os mais calóricos, sal e doces. E claro, um dos favoritos nas noites frias, o chocolate quente. Deixo pra vocês uma receita dessa delícia.
|
Chocolate Quente Light
2 copos de leite desnatado
1 colher (chá) de maisena
1 col. (sobremesa) de cacau em pó
2 quadrados (8 gramas) de chocolate amargo
1 lasca pequena de gengibre
1 Sachê de Adoçante de sucralose
Canela á gosto
Misturo a maisena no leite ainda frio pra não empelotar. Levo ao fogo, sempre mexendo. Coloque o gengibre e a canela. Quando engrossar, coloco o cacau e o chocolate. Neste momento, gosto de tirar o gengibre. Desligo o fogo e acrescento o adoçante. E é servir.
Até a próxima!